Prevenção à Fraude

Notícias Prevenção à Fraude

  • Atualizado em: 15/09/2023

Fracionamento de recibo é fraude

Enviar múltiplos comprovantes para o ressarcimento de prestação de serviços (consulta/exame/procedimento) é prática irregular e fraudulenta e pode acarretar consequências.

Fracionamento de recibos é o nome que se dá à prática fraudulenta de realizar uma única consulta ou procedimento e emitir mais de um recibo ou nota fiscal, com o objetivo de conseguir um reembolso total mais alto.

O pedido de reembolso deve informar corretamente o procedimento, exame ou consulta realizados, assim como o valor efetivamente desembolsado para pagamento com base nas cláusulas contratuais.

Não compactue com essa prática!

O beneficiário deve receber apenas um recibo por consulta ou procedimento. Se o prestador dos serviços oferecer a possibilidade de dividir o valor do atendimento em dois ou mais recibos ou notas fiscais, por exemplo, não aceite, pois estará burlando as regras do plano.

Emissão de documentos adicionais, alteração do tipo de procedimento realizado, ou até mesmo data diferente, ou ainda nome de dependente que não recebeu o atendimento, também caracteriza uma ação fraudulenta, uma vez que não reflete o serviço prestado e, consequentemente, apresenta um documento falso à Operadora de Saúde.

Todos os pedidos de reembolso são analisados e os documentos comprobatórios criteriosamente verificados. A constatação de qualquer discrepância, como a possibilidade do envio fracionado de recibos, pode acarretar penalidade para o beneficiário, tendo como consequência o cancelamento do plano de forma permanente.

Saúde sim, fraude não!

A CABESP criou a campanha “Saúde sim, fraude não” com uma série de conteúdos para que saiba como não cair em golpes ou práticas fraudulentas e, assim, garantir a manutenção do seu plano de saúde. Além do tema deste mês “Fracionamento de recibos”, acesse nossos informativos e confira os outros tópicos publicados.

  • Atualizado em: 01/08/2023

Saúde sim, fraude não

Ações fraudulentas representam um grande risco à qualidade dos serviços do plano de saúde e a sua prática pode trazer sérias consequências

As fraudes contra planos de saúde têm se tornado uma prática recorrente e despertado um sinal de alerta para o seu volume e incidência.

Muito além de prejudicar a Operadora, a fraude pode afetar o próprio beneficiário, podendo resultar na exclusão do plano e no ressarcimento de valores.

É importante estar consciente dos prejuízos, riscos e consequências! Por isso, a CABESP criou a campanha “Saúde sim, fraude não” dedicada a informar e conscientizar os seus beneficiários sobre os perigos das fraudes.

Exemplos de situações que caracterizam FRAUDE:
  • Reembolso sem desembolso
    Solicitar o reembolso de um procedimento sem que ele tenha sido previamente pago.
  • Fracionamento de recibos
    Dividir o valor de uma consulta ou procedimento em dois (ou mais) recibos diferentes.
  • Cobrança por procedimentos ou exames não realizados
    Enviar comprovantes de outros procedimentos diferentes dos realizados.
  • Utilização do plano de saúde por não beneficiário
    Emprestar a carteirinha do plano de saúde para que outra pessoa a utilize, se passando por você, e se beneficiando da cobertura de serviços do plano. Além de configurar fraude, os envolvidos poderão responder na Justiça de forma cível e criminal.
Fraudes: tô fora!

As fraudes são realizadas de diversas formas, mas você pode evitá-las.

  • Nunca aceite “serviços e facilidades suspeitas”, oferecidas por terceiros, mesmo que sejam prestadores de serviços médicos;
  • Nunca forneça sua carteirinha e dados de acesso ao portal para terceiros;
  • Reembolso só deve ser solicitado para consultas e procedimentos previstos no seu plano e desde que já tenha ocorrido o desembolso;
  • Não solicite ou aceite a emissão de vários recibos e/ou notas fiscais para um único atendimento / serviço.
  • Confira as informações nos documentos e comprovantes recebidos dos prestadores e, se tiver alguma dúvida ou denúncia contra fraudes, contate imediatamente o Disque CABESP no telefone 0800 722 2636.