Notícia Destaque

Conheça o calendário com as principais vacinas disponíveis para as pessoas acima de 60 anos

Notícia em destaque

Devido às alterações imunológicas ocorridas ao longo do processo natural de envelhecimento, os idosos são mais suscetíveis ao surgimento de algumas doenças infectocontagiosas, principalmente as do aparelho respiratório. Dessa forma, é fundamental que a população se conscientize sobre a importância da vacinação.

A vacinação em pessoas acima de 60 anos reduz as internações e o risco de morte causados por doenças cardíacas, cerebrovasculares, pneumonia ou influenza (infecção viral aguda do sistema respiratório).

Com novos vírus e bactérias surgindo de forma acelerada, as vacinas têm se tornado fundamentais no combate às doenças.

Desde a inserção da vacinação contra a gripe no calendário do Ministério da Saúde, observa-se uma importante modificação na utilização dos serviços de saúde pela terceira idade e no perfil de morbimortalidade (índice de mortos em decorrência de uma doença específica dentro de determinado grupo populacional).

Dessa forma, o consumo de alguns alimentos pode colaborar com a redução dos sintomas. Conheça a seguir alguns deles:

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) elaborou um calendário das principais vacinas disponíveis para o público acima de 60 anos de idade, destacando a indicação, recomendações, além de disponibilidade do imunizante no Sistema Único de Saúde. Clique aqui e acesse o calendário.


Fonte: Sociedade Brasileira de Imunizações