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5 alimentos funcionais e seus benefícios para a saúde

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A adoção de vegetais, frutas e cereais integrais na alimentação regular associados à uma dieta equilibrada e balanceada é fundamental para melhorar a saúde e prevenir doenças.

Outra dica é substituir em parte o consumo de carne bovina, embutidos e outros produtos à base de carne vermelha por soja e derivados (especialmente carne de soja e isolados protéicos de soja) ou peixes ricos em ômega 3.

Conheça a seguir 5 alimentos que fazem parte deste grupo:

Maçã

Contém polifenóis, que protegem o coração e previnem doenças cardiovasculares. Além disso, ela possui uma fibra chamada pectina, que diminui a absorção de gorduras ingeridas no dia a dia, e consequentemente ajuda no combate ao colesterol ruim.

Caju

Rico em vitamina C, o caju também possui proteínas, ferro, cálcio, magnésio, fósforo e potássio, ou seja, sais minerais que ajudam na formação dos ossos, regulação dos fluidos corporais e secreções digestivas.

Alho

Possui sulfetos alílicos, que fortalecem o sistema imunológico e contribuem para reduzir o risco de câncer de cólon. O consumo frequente de alho também ajuda a diminuir o colesterol, regular a pressão sanguínea, combater fungos e bactérias no organismo e proteger o coração.

Linhaça

Contém gordura boa, especialmente o ômega-3 e o ômega-6, ajuda na regulação hormonal, no bom humor, bem como no processo de cicatrização e inflamatório. Fonte de fibras, ajuda na digestão, assim, beneficia a saúde da flora intestinal, combatendo a prisão de ventre.

Pimentão vermelho

Rico em antioxidantes – como o licopeno – que contribuem para a redução de problemas cardiovasculares, também possui vitamina C e vitamina E. Ele é o tipo que apresenta maiores valores de ácido ascórbico e betacaroteno (dez vezes mais que o pimentão verde).


Fonte das informações nutricionais: Ministério da Saúde