Caro beneficiário (a),
Com satisfação, comunicamos o credenciamento, na Rede de Prestadores, de mais um Hospital de grande porte e um dos principais da América Latina.
Trata-se do Hospital Alemão Oswaldo Cruz – Unidade Vergueiro, que conta com a qualidade e segurança de mais de 120 anos de excelência, com acreditação internacional, sendo reconhecido pelo atendimento com atenção integral e personalizada, desde a prevenção até a conclusão do tratamento.
Esse hospital será o principal parceiro para as especialidades de cardiologia e neurologia na Rede Referenciada Cabesp. Também estarão disponíveis o atendimento de urgência e emergência, no Pronto Socorro, e atendimentos com hora marcada nos consultórios médicos de várias especialidades , exceto oncologia e pediatria.
A Unidade Vergueiro possui uma localização privilegiada em São Paulo, com fácil acesso pela Rua Vergueiro, 17 e Rua São Joaquim, 94, ao lado da estação São Joaquim do metrô.
Compartilhamos outra boa notícia, reforçamos a parceria com os Hospitais da Rede D’OR São Luiz e com o Hospital AC Camargo Câncer Center, os quais passam a ser os principais hospitais da Rede Referenciada da Cabesp para tratamento Oncológico, no que se refere a consultas, procedimentos de radioterapia e quimioterapia, além de cirurgias.
Nos últimos anos, estes hospitais investiram muitos recursos e consolidaram suas marcas como referência nesta especialidade disponibilizando, portanto, mais tecnologia, ciência de ponta e qualidade no tratamento oferecido aos seus pacientes.
Confira no portal as diversas unidades destes hospitais e das clínicas, que poderão ser utilizadas para o agendamento e o acesso aos serviços, em várias regiões da cidade de São Paulo e Grande SP.
A Cabesp sempre focada em proporcionar maior comodidade e garantia de qualidade do atendimento aos seus beneficiários.
ANTES DE SE DIRIGIR A UNIDADE, ACESSE O PORTAL CABESP PARA CONSULTAR A REDE DE PRESTADORES.
Disque Cabesp – Atendimento 24 horas: 0800 722 2636
Fale Conosco: www.cabesp.com.br
Atenciosamente
CAIXA BENEFICENTE DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO ESTADO DE SÃO PAULO – CABESP
Informamos que o débito da mensalidade do Plano Cabesp, de alguns beneficiários, foi realizado em 19/11/2020, em razão da alteração do calendário de feriado em algumas localidades.
Será realizado o estorno nessa data e o novo débito ocorrerá em 20/11/2020.
Qualquer dúvida, ligue para o Disque Cabesp 0800-722-2636.
Pedimos desculpas pelo transtorno e agradecemos a compreensão.
DIRETORIA FINANCEIRA - CABESP
Câncer de Próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista.
As células são as menores partes do corpo humano. Durante toda a vida, as células se multiplicam, substituindo as mais antigas por novas. Mas, em alguns casos, pode acontecer um crescimento descontrolado de células, formando tumores que podem ser benignos ou malignos (câncer).
O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte.
Esse efeito é conhecido como metástase.
- Dificuldade de urinar;
- Demora em começar e terminar de urinar;
- Sangue na Urina;
- Diminuição do jato de urina;
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Esses sinais e sintomas também ocorrem devido a doenças benignas da próstata. Por exemplo:
Hiperplasia benigna da próstata é o aumento benigno da próstata. Afeta mais da metade dos homens com idade superior a 50 anos e ocorre naturalmente com o avançar da idade.
Prostatite é uma inflamação na próstata, geralmente causada por bactérias.
Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. São eles:
Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.
Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.
Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão:
- Ter uma alimentação saudável;
- Manter o peso corporal adequado;
- Praticar atividade física.
- Não fumar;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Para investigar os sinais e sintomas de um câncer de próstata e descobrir se a doença está presente ou não, são feitos basicamente dois exames iniciais.
Exame de toque retal: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.
Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata - Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.
Alguns especialistas são contra a se fazer exames de rotina em homens sem sintomas, pois pode trazer tanto benefícios quanto riscos à saúde. Outros, no entanto, são a favor.
Benefícios: realizar o exame pode ajudar a identificar o câncer de próstata logo no início da doença, aumentando assim a chance de sucesso no tratamento. Tratar o câncer de próstata na fase inicial pode evitar que se desenvolva e chegue a uma fase mais avançada.
Riscos: ter um resultado que indica câncer, mesmo não sendo, gera ansiedade e estresse, além da necessidade de novos exames, como a biópsia. Diagnosticar e tratar um câncer que não evoluiria e nem ameaçaria a vida. O tratamento pode causar impotência sexual e incontinência urinária. Os riscos desses exames estão relacionados às consequências dos seus resultados e não à sua realização.
O câncer de próstata é feito por meio de uma ou de várias modalidades/técnicas de tratamento, que podem ser combinadas ou não. A principal delas é a cirurgia, que pode ser aplicada junto com radioterapia e tratamento hormonal, conforme cada caso.
Quando localizado apenas na próstata, o câncer de próstata pode ser tratado com cirurgia oncológica, radioterapia e até mesmo observação vigilante, em alguns casos especiais. No caso de metástase, ou seja, se o câncer da próstata tiver se espalhado para outros órgãos, a radioterapia é utilizada junto com tratamento hormonal, além de tratamentos paliativos.
A escolha do melhor tratamento é feita individualmente, por médico especializado, caso a caso, após definir quais os riscos, benefícios e melhores resultados para cada paciente, conforme estágio da doença e condições clínicas do paciente. Todas as modalidades de tratamento são oferecidas, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Converse com seu médico sobre a necessidade de realização do exame neste momento. A avaliação contínua e individualizada é a melhor conduta para evitar diagnósticos tardios, mas também para proteger os pacientes de contaminação
Desde junho observamos a retomada crescente do volume de consultas, exames e terapias.
Os indicadores assistenciais apontam tendências de crescimento na utilização de serviços de saúde hospitalares. E em setembro confirmamos essa tendência de crescimento, quase que nos mesmos patamares de antes da pandemia.
Com base nesses dados, a CABESP, comprometida em minimizar os impactos causados pelo Coronavírus, reforça a importância do isolamento social e da adoção de formas de comunicação à distância para desaceleração do processo de contaminação.
Dessa forma, recomendamos que se mantenham atentos aos cuidados com a saúde e, se possível, mantenham o isolamento social. Em caso de necessidade, procure as unidades de saúde mais próximas.
Destacamos também que a Telemedicina tem importante papel neste momento de isolamento social, pois tem dado vazão à demanda de consultas de uma forma segura.
Temos recebido muitas manifestações dos beneficiários que fizeram uso desse serviço, elogiando o atendimento pela resolutividade, agilidade, praticidade e principalmente pela comodidade.
Ainda não é hora de relaxar; cuidar de você é cuidar de quem ama. Se possível, fique em casa!
Câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.
O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são:
- Edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja;
- Retração cutânea;
- Dor;
- Inversão do mamilo;
- Hiperemia;
- Descamação ou ulceração do mamilo;
- Secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.
A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila.
Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados, porém podem estar relacionados a doenças benignas da mama.
A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, é fundamental para a detecção precoce dessa doença.
Não há uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama. O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos.
- Obesidade e sobrepeso após menopausa;
- Sedentarismo (não fazer exercícios);
- Consumo de bebida alcoólica;
- Exposição frequente a radiações ionizantes (Raio X, Mamografia e tomografia).
- Primeira Menstruação(Menarca) antes dos 12 anos;
- Não ter filhos;
- Primeira gravidez após os 30 anos;
- Não ter amamentado;
- Parar de menstruar (menopausa) após 55 anos;
- Ter feito uso de contraceptivos orais (pílula anticoncepcional) por tempo prolongado;
- Ter feito reposição hormonal pos-menopausa, principalmente se por mais de cinco anos.
- História familiar de :
- Câncer de ovário;
- Câncer de mama em homens;
- Câncer de mama em mulheres, principalmente antes dos 50 anos.
A mulher que possui alterações genéticas herdadas na família, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2, tem risco elevado de câncer de mama.
Apenas 5 a 10% dos casos da doença estão relacionados a esses fatores.
Alterações suspeitas também podem ser avalidas pelo exame clínico das mamas, que é a observação e palpação das mamas.
Converse com seu médico sobre a necessidade de realização do exame neste momento. A avaliação contínua e individualizada é a melhor conduta para evitar diagnósticos tardios, mas também para proteger os pacientes de contaminação.
Caso seja necessário realizar as consultas e exames preventivos mantenha os cuidados para evitar a contaminação.
Fonte para mais informações:
Seguindo orientações da ANS, os reajustes por mudança de faixa etária estão suspensos, no período de setembro a dezembro/2020. Para os contratos que foram reajustados por mudança de faixa etária entre janeiro e agosto/2020, a mensalidade voltará a ter o valor cobrado anteriormente ao reajuste. Os reajustes por faixa etária, em todos os casos, ocorrerão a partir de janeiro/2021, independentemente do mês do aniversário do beneficiário.
É importante esclarecer que não haverá devolução de valores já cobrados por mudança de faixa etária.
Lembramos que a diretoria da Cabesp já havia decidido, em caráter excepcional, não aplicar o reajuste anual para os planos Cabesp Família, no ano de 2020, conforme previsão legal, baseado em estudos técnicos e atuariais.
Lembramos que, a partir de setembro/2020, o percentual de contribuição do Plano Cabesp - Assistência Direta será alterado, conforme Estatuto Social e lei vigente, ou seja, passará de 5% para 6%.
E para contribuintes em dobro, o percentual de contribuição passará de 10% para 12%.
Importante: Sobre a suspensão de reajuste determinada pela ANS, no período de setembro a dezembro de 2020, a medida é válida para os planos médico-hospitalares contratados a partir de 01/01/1999, por isso, não se aplica ao Plano Assistência Direta, lembrando que essa alteração na estrutura de custeio foi aprovada em 2018, por meio de alteração do Estatuto Social.
A Cabesp consultou o órgão regulador, que publicou a resposta no FAQ ( Perguntas e Respostas). Clique aqui
DIRETORIA - CABESP
Atualizado em: 03/09/2020
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) define uma série de regras sobre a coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais por empresas e organizações em todo o país, com o objetivo de proteger os seus direitos de liberdade e privacidade.
A Cabesp, antecipando-se à vigência da Lei, disponibilizou em seu portal a Política de Privacidade e a funcionalidade para o "aceite" do termo de uso e tratamento dos seus dados.
Para o “aceite” do termo de uso e tratamento dos seus dados Acesse sua área restritaCaso tenha dúvidas, entre em contato através do Fale Conosco pela opção 'Outros' no Portal Cabesp.
Perguntas e Respostas Clique aqui para acesso à Lei.Atualizado em: 24/07/2020
A Assembleia Geral Ordinária da Cabesp teve início no dia 20 de Julho de 2020, com transmissão ao vivo na área logada do Portal CABESP, em caráter de exceção, em virtude da pandemia e por estar a CABESP sujeita ao comprimento de obrigações legais.
Em pauta, a Prestação de Contas de 2019, incluindo o Relatório Anual, Balanço Patrimonial, Demonstrações Financeiras, Pareceres da Auditoria Externa e do Conselho Fiscal e Dotação Orçamentária para o exercício de 2020 e apresentação do Estudo Atuarial do plano Cabesp Família.
O processo de votação eletrônica foi aberto às 15h do dia 20, permanecendo disponível até às 14h do dia 24 de julho de 2020.
Por maioria de votos, foram aprovadas a Prestação de Contas referente ao Exercício de 2019 e a Dotação Orçamentária para o exercício de 2020, sendo:
o Prestação de Contas: 3615 votos favoráveis, 208 votos contrários, totalizando 3823 votos;
o Dotação Orçamentária: 3598 votos favoráveis, 225 votos contrários, totalizando 3823 votos.
Este resultado foi divulgado às 14h30, do dia 24 de julho, com transmissão ao vivo na área logada do Portal CABESP, com o subsequente encerramento da Assembleia Geral Ordinária.
Atualizado em: 24/07/2020
Prezados Associados,
No dia 20 de Julho de 2020 às 14h, em primeira convocação, com a participação mínima de 2/3 dos Associados, e às 14h30, em segunda convocação, com qualquer número de Associados, será realizada a Assembleia Geral Ordinária (A.G.O.), com transmissão ao vivo na área logada do Portal CABESP em caráter de exceção, em virtude da pandemia e por estar a CABESP sujeita ao comprimento de obrigações legais, e realização do ato, sem a possibilidade de suspensão ou cancelamento.
A votação eletrônica será aberta às 15h do dia 20 de julho e permanecerá disponível até às 14h do dia 24 de julho de 2020. No último dia desse período, às 14h30, ocorrerá a transmissão ao vivo da divulgação dos resultados e o subsequente encerramento da Assembleia Geral Ordinária.
Confira os detalhes no Edital abaixo.
Contamos com a participação de todos os associados.
Clique aqui para acessar o Edital de Convocação.
Clique aqui para acessar as Demonstrações Financeiras de 2019.
Clique aqui para acessar o Relatório Anual de 2019.
Clique aqui para acessar a Previsão Orçamentária de 2020.
Clique aqui para perguntas e respostas AGO 2020.
Devido à crise instalada mundialmente, em virtude da pandemia (COVID19), não só no tocante à saúde, mas também ao reflexo que trouxe para economia do país, a Diretoria decidiu, em caráter excepcional, não aplicar o reajuste dos planos Cabesp Família, PAP e PAFE no ano de 2020 e intensificar medidas de conscientização ao uso do plano, ressaltando, porém, a importância da manutenção dos reajustes futuros para garantir o equilíbrio entre as receitas e despesas do plano e, assim, a continuidade da prestação dos serviços de assistência à saúde dos beneficiários.
Prezado Beneficiário,
Por questões de segurança e prevenção ao CORONAVÍRUS, a partir de 19/03/2020, quinta-feira, por prazo indeterminado, o Atendimento Presencial CABESP será feito somente para casos urgentes e com agendamento prévio.
O agendamento deverá ser feito pelo Portal Cabesp – Fale Conosco ou Disque Cabesp. Antes de agendar acesse os nossos canais.
Temos à sua disposição os serviços:
Para ajudar na navegação entre em contato com o Disque Cabesp. Estamos disponíveis 24 horas – 7 dias por semana.
Reforçamos também as orientações da ANS para que sejam adiadas as consultas, exames ou cirurgias que não se enquadrem em casos de urgência e emergência, a fim de liberar os leitos para os pacientes infectados.
Além disso, a ANS destaca a importância do isolamento social e da adoção de formas de comunicação à distância para desaceleração do processo de contaminação. Dessa forma, os beneficiários devem evitar a circulação pelas ruas e somente dirigir-se às unidades de saúde, se houver necessidade.
Estamos comprometidos em minimizar os impactos causados pelo Coronavírus, sempre prezando pelo bem-estar de nossos beneficiários e funcionários.
Nossos Canais de Atendimento:
Disque Cabesp – 0800 722 2636
Fale Conosco ( Portal Cabesp – www.cabesp.com.br)
O IDSS visa avaliar o grau de satisfação dos beneficiários, de acordo com o documento técnico elaborado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar
(ANS) para o Programa de Qualificação de Operadoras,
mediante avaliação de indicadores agrupados em quatro dimensões (Qualidade em Atenção à Saúde; Garantia de Acesso; Sustentabilidade no Mercado;
Gestão de Processos de Regulação), e calculados com base nos dados extraídos dos sistemas de informações enviados pela CABESP para
a Agência Reguladora ou retirados dos sistemas nacionais de informações de saúde. Confira abaixo o resultado gerado:
Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.
Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.
Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.
Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.
Detalhes sobre a nossa nota do IDSS clique aqui .
Fonte: ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar
Resultados - Eleições Estatutárias - Triênio 2020/2023. Clique para ver o Resultado.
Conheça os candidatos - 21/11/2019 - Eleições Estatutárias - Triênio 2020/2023. Clique para ver o currículo dos candidatos.
Circular - Associado Nº 004/2019 - 21/11/2019 - Eleições Estatutárias - Triênio 2020/2023. Clique para ver o Edital de Convocação.
Clique e veja o Edital de Inscrição e as Exigências Estatutárias e da ANS, também publicados no Diário Oficial da União em 24/10/2019.
A Cabesp utiliza e-mail, SMS e cartas como canais de comunicação com seus beneficiários.
1. Ao receber um e-mail ou SMS verifique o remetente. A Cabesp somente envia e-mails a partir dos endereços:
cabespcomunicados@cabespcomunicados.com.br (quando e-mails informativos, extratos e outros);
“@cabesp.com.br" (quando enviado por um funcionário da Cabesp);
2. Não enviamos anexos em nossos comunicados;
3. Não clique em links suspeitos;
4. Mantenha seu antivírus sempre atualizado;
5. Cuidado com anexos (ex. faturas, boletos ou outros). Antes de abri-los, sempre faça a verificação com seu antivírus;
6. Desconfie de e-mails com erros ortográficos;
7. Nunca solicitamos senhas por e-mail ou por telefone;
Nossos canais oficiais de atendimento são:
Disque Cabesp – Telefone: 0800 722 2636
Portal Cabesp – https://www.cabesp.com.br
Caso receba qualquer mensagem em nome da Cabesp que contenha links
desconhecidos/suspeitos ou anexos não solicitados, apague-a.
Não clique nos links ou anexos existentes nesses e-mails, pois podem conter vírus ou
direcionar a sites para roubo de informações.
O IDSS visa avaliar o grau de satisfação dos beneficiários, de acordo com o documento técnico elaborado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para o Programa de Qualificação de Operadoras, mediante avaliação de indicadores agrupados em quatro dimensões (Qualidade em Atenção à Saúde; Garantia de Acesso; Sustentabilidade no Mercado; Gestão de Processos de Regulação), e calculados com base nos dados extraídos dos sistemas de informações enviados pela CABESP para a Agência Reguladora ou retirados dos sistemas nacionais de informações de saúde. Confira abaixo o resultado gerado:
Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.
Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.
Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.
Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.
Detalhes sobre a nossa nota do IDSS clique aqui .
Fonte: ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar
Lembramos que, a partir de setembro/2019, o percentual de contribuição do Plano Cabesp - Assistência Direta será alterado , conforme Estatuto Social e lei vigente, ou seja, passará de 4% para 5%. E para contribuintes em dobro, o percentual de contribuição passará de 8% para 10%.
Reforçamos ainda que, em setembro/2020, esse percentual passará de 5% para 6% e para os contribuintes em dobro de 10% para 12%.
Programe-se para manter os pagamentos em dia e garantir a disponibilidade do seu plano de saúde.
DIRETORIA - CABESP
Cabesp Família
Informamos que será aplicado reajuste de 15,63% no Plano Cabesp Família – Registro nº 442499039, com vigência a partir de 01 de maio de 2019, conforme previsão legal, baseado em estudos técnicos e atuariais.
Acesse aqui novos valores da Tabela de Comercialização.
PAP/ PAFE
Informamos que será aplicado reajuste de 15,80% no Plano de Assistência aos Filhos (PAFE) e no Plano de Assistência aos Pais (PAP) - Registro nº352331, com vigência a partir de 01 de maio de 2019, conforme previsão legal, baseado em estudos técnicos e atuariais.
Acesse aqui novos valores da Tabela PAFE.
Acesse aqui novos valores da Tabela PAP.
A Assembleia Geral Ordinária da Cabesp aconteceu no dia 23 de março de 2019, no auditório da AASP, em São Paulo. Em pauta, a Prestação de Contas de 2018, incluindo o Relatório Anual, Balanço Patrimonial, Demonstrações Financeiras, Pareceres da Auditoria Externa e do Conselho Fiscal e Dotação Orçamentária para o exercício de 2019 e apresentação do Estudo Atuarial do plano Cabesp Família. Durante a AGO foi entregue o Relatório de Gestão e Dotação aos associados facilitando o acesso ao material.
Aprovados, por maioria de votos, a Prestação de Contas referente ao Exercício de 2018 e a Dotação Orçamentária para o exercício de 2019, sendo:
A partir de 18 de abril de 2019, a contribuição (mensalidade) do plano de saúde será cobrada diretamente em conta corrente do Santander, ou boleto bancário, conforme opção indicada no cadastro da CABESP, que é a mesma utilizada para cobrança da coparticipação.
As datas de cobrança não se alteram, permanecendo no dia do crédito do benefício do Banesprev.
Fique atento e provisione o saldo em sua conta a fim de garantir os pagamentos supra mencionados e a disponibilidade de serviços do seu plano de saúde.
Verifique abaixo algumas questões pertinentes ao tema:
Qualquer dúvida ou orientação pode ser contatado nosso Disque Cabesp (0800 722 2636).
Prezados Associados, no dia 23 de Março de 2019, às 09h00, será realizada a Assembleia Geral Ordinária (A.G.O.), no Auditório da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo, localizado à rua Álvares Penteado, 151 - Centro, São Paulo - SP. A aprovação das contas relativas ao exercício de 2018 será por Votação Eletrônica.
Contamos com a participação de todos os associados.
IMPORTANTE: Será admitida a representação, desde que o Procurador preencha os requisitos mínimos e seja encaminhada a procuração com até 48(quarenta e oito) horas de antecedência à realização da Assembléia Geral Ordinária.
Clique aqui para acessar o Edital de Convocação.
Clique aqui para acessar o Modelo de Procuração.
Clique aqui para acessar as Demonstrações Financeiras de 2018.
Clique aqui para acessar o Relatório Anual de 2018.
Clique aqui para acessar a Previsão Orçamentária de 2019.
Atualizado em: 10/12/2018
Na busca constante por melhoria em nosso atendimento, a CABESP firmou parceria com a UNIMED RIO, a qual à partir desta data, disponibilizará atendimento médico e hospitalar, através de sua rede credenciada. Esta parceria, também proporcionará atendimento aos nossos beneficiários, através das demais UNIMEDs no Estado, ampliando assim as opções de atendimento. Desta forma, encaminhamos o cartão de identificação da UNIMED RIO que deverá ser apresentado juntamente com documento de identificação no local de atendimento. Com esta importante evolução, a partir do dia 20/12/2018, a CABERJ, não prestará mais atendimento aos nossos beneficiários. Esta iniciativa, reafirma o compromisso com nossos beneficiários de prestar serviços de qualidade, propiciando uma ampla rede de atendimento em todo Estado do Rio de Janeiro. Para consultar a lista completa da Rede Credenciada, acesse: www.cabesp.com.br, selecione Nossos Planos e acesse o seu plano contratado, clique em Convênio Reciprocidade localize a sua região e faça a sua busca no link disponível para o atendimento de acordo com a sua necessidade. Para mais informações ligue no Disque Cabesp 0800 772 2636
Atenciosamente,
CABESP – DIRETORIA DE OPERAÇÕES
Prezados Beneficiários,
A Cabesp alerta a todos os seus beneficiários que não realiza cobrança via WhatsApp solicitando depósitos em conta corrente de titularidade diferente de sua denominação social.
Em caso de abordagem desse tipo, entre em contato com o Disque Cabesp através do 0800 722 26 36.
Atenciosamente,
CABESP - DIRETORIA
Caro(a) Associado(a)
Como é de conhecimento, no dia 30 de junho, a Cabesp realizou Assembleia Geral Extraordinária (AGE) no Esporte Clube Banespa, em São Paulo. Na ocasião, foi apresentada a Proposta da Reforma Estatutária e, como não houve quórum para votação, a proposta foi submetida aos associados por meio de Plebiscito, sendo aprovada pela maioria.
Desta forma, a partir de 01 de setembro de 2.018, passa a vigorar o novo percentual de contribuição de 2,5% para 4%, conforme disposto nos artigos 17º e 19º do Estatuto Social.
Em Setembro de 2.019, o percentual passará de 4% para 5% e a partir de Setembro de 2.020, o percentual será de 6%.
Caso você seja Contribuinte em dobro clique aqui para verificar a regra especifica.
Prezado Associado,
Comunicamos a aprovação da Reforma Estatutária da Cabesp, mediante realização de Plebiscito, no período de 30 de junho a 10 de julho de 2018, conforme resultado final:
Total de votos: 12.673
Votos favoráveis à Reforma Estatutária: 9.746 (77%)
Votos contrários à Reforma Estatutária: 2.927 (23%)
A Proposta aprovada pelos associados será encaminhada nesta data ao Banco Santander(Brasil) S.A, em cumprimento ao artigo 38, § 2º do Estatuto, para referendo.
Informamos que todo o processo de votação foi auditado pela Galegale & Associados.
Agradecemos a todos pela participação!
Prezados Beneficiários,
Conforme deliberado em nossa última Assembleia de 30/06/2018, devemos realizar o Plebiscito com o objetivo de obter o voto de cada associado indicando sua concordância ou não com as alterações propostas ao estatuto atual. Clique aqui para acessar a Proposta de Alteração na íntegra.
Para uma votação rápida e sem complicações, disponibilizamos o serviço de votação pelo Portal Cabesp e por telefone.
Além do Portal Cabesp, você pode votar gratuitamente a partir de qualquer lugar do Brasil, usando um telefone fixo ou celular.
O período de votação será das 17h do dia 30/06/18 às 23h59 do dia 10/07/18, ininterruptamente.
IMPORTANTE:
É muito simples! Basta seguir as instruções abaixo:
Clique aqui para acessar a Proposta de Alteração na íntegra.
Clique aqui para acessar o Comunicado da Presidência (Novo!).
Clique aqui para acessar as Perguntas e Respostas (Novo!).
COMUNICADO AOS BENEFICIÁRIOS DO PLANO CABESP FAMÍLIA
Tendo em vista a decisão judicial proferida nos autos da Ação Civil Pública nº 1023283-46.2018.8.26.0053, ajuizada pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo (Procon/SP), comunicamos que a Cabesp está cumprindo a tutela provisória concedida, que determinou a suspensão do reajuste no Plano Cabesp Família, no percentual de 16,1%.
A despeito dos efeitos nocivos que o cumprimento dessa decisão acarretará sobre o Plano Cabesp Família – cujos reajustes, como é do conhecimento de todos – são fundamentais para a manutenção do plano, a Cabesp não possui alternativa a não ser respeitar a determinação judicial, especialmente diante da possibilidade de aplicação de multa, na quantia de R$ 100.000,00 (cem mil reais)/dia até o limite de R$ 1,0 milhão (Um milhão de reais).
O cumprimento da decisão ensejará no recálculo das mensalidades, voltando a ser cobrados os valores anteriores ao reajuste, apenas enquanto estiver vigente a tutela provisória. Os débitos programados em conta ocorrerão em suas respectivas datas de pagamento com os valores sem o reajuste e os boletos com vencimentos nos dias 01 e 05 serão prorrogados para o dia 10/07/2018.
Cabe esclarecer, que, como se trata de tutela concedida em caráter provisório, caso haja sua modificação ou revogação, as diferenças não cobradas em razão da decisão liminar serão imediatamente cobradas, nos termos legais, por serem necessárias à sustentabilidade do plano. Importante ressaltar a necessidade dos titulares provisionarem as diferenças entre o valor cobrado (antigo) e o valor com o reajuste, a fim de minimizar os impactos da cobrança retroativa, a exemplo do ocorrido no 2º semestre do ano de 2017.
A CABESP informa, por fim, que já tomou todas as medidas judiciais cabíveis para buscar a reversão de referida decisão, a fim de manter a continuidade e prevalência do índice até então aplicado, que sustenta o Plano Cabesp Família, bem como para a sua proteção como entidade, considerando as graves consequências desta determinação para a saúde financeira e manutenção da cobertura da assistência à saúde.
A íntegra da decisão judicial pode ser encontrada logo abaixo.
CABESP - DIRETORIA
Clique aqui para acessar Decisão do Processo nº 1023283-46.2018.8.26.0053
Caro(a) Associado(a)
No próximo dia 30/06/18, realizaremos uma Assembleia Geral Extraordinária, para deliberar sobre a reforma estatutária da Cabesp. Acredito que muitos de nós, associados, estão se perguntando sobre motivos e impactos das alterações que estamos propondo.
Bem, vamos lá, desde os anos 90, a Cabesp apresenta resultados operacionais deficitários, ou seja, os valores arrecadados com as contribuições (associado e patrocinador), acrescidas da coparticipação, são insuficientes para cobrir os custos médicos. Isso é provocado pela inflação médica, muito acima da inflação geral, surgimento de novas tecnologias, envelhecimento dos beneficiários e, inclusive, o aumento da expectativa de vida da população brasileira, em geral.
Atualmente, tais receitas cobrem somente 25% desses gastos. É fato que a Cabesp tem um patrimônio relevante e, por enquanto, as receitas financeiras geradas pelos investimentos cobrem esse déficit, mas se não fizermos nada, o estudo atuarial mais recente aponta que esse patrimônio se extinguirá em 2040, quando ainda teríamos cerca de 17 mil vidas no plano da Assistência Direta. Desde meados de 2017, iniciamos um trabalho conjunto com a AFABESP, AFUBESP, ABESPREV e Sindicato dos Bancários de SP, com o objetivo de avaliarmos as alternativas para reverter esse cenário e assegurar a sustentabilidade da Cabesp. Foram muitas discussões, propostas de alterações em coparticipação, criação de franquia, mas ao final chegou-se ao consenso de que o aumento da contribuição seria a decisão mais adequada neste momento e a mais relevante para o equilíbrio das contas.
Alguns nos perguntam ainda, por que não foi feito antes ou por que não esperamos mais um pouco. Estamos seguros de que chegou a hora de tomarmos essa importante decisão para a Cabesp, que cuida de um bem tão imprescindível para todos nós, nossa saúde e qualidade de vida!
E é por isso que pedimos a todos que se informem, participem e se manifestem com o seu voto.
Maria Lúcia Ettore do Valle
Diretora Presidente
AGE - Assembleia Geral Extraordinária
No dia 30 de Junho de 2018, às 9h ocorrerá Assembleia Geral Extraordinária, para aprovação da reforma estatutária da Cabesp.
Local: Esporte Clube Banespa – Salão Social, localizado à Avenida Santo Amaro, 5565 – Brooklin, na Cidade de São Paulo.
Clique aqui para acessar as Perguntas e Respostas (Novo!).
Associados, no dia 30 de Junho de 2018, às 9h,
será realizada a Assembleia Geral Extraordinária para aprovação da reforma estatutária da Cabesp,
a ser realizada no Esporte Clube Banespa – Salão Social.
Utilizaremos a Votação Eletrônica para a aprovação, facilitando e agilizando nossa Assembleia.
Contamos com a participação de todos os associados.
IMPORTANTE: Será admitida a representação, desde que o Procurador preencha os requisitos mínimos e seja encaminhada procuração com até 48 (quarenta e oito) horas de antecedência da Realização da Assembleia Geral Extraordinária.
Clique aqui para acessar o Edital de Convocação.
Clique aqui para acessar o Modelo de Procuração.
Clique aqui para acessar Decisão do Processo nº 1117837-31.2015.26.0100.
Clique aqui para acessar a Proposta de Alteração na íntegra.
Clique aqui para acessar o Comunicado da Presidência (Novo!).
Clique aqui para acessar as Perguntas e Respostas (Novo!).
A Assembleia Geral Ordinária da Cabesp aconteceu no dia 28 de Abril de 2018, no Esporte Clube Banespa, em São Paulo. Em pauta, a Prestação de Contas de 2017, incluindo o Relatório Anual, Balanço Patrimonial, Demonstrações Financeiras, Pareceres da Auditoria Externa e do Conselho Fiscal e Dotação Orçamentária para o exercício de 2018.
Ainda durante a AGO, foi entregue o Relatório de Gestão aos associados facilitando o acesso ao material.
Aprovados, por maioria de votos, a Prestação de Contas referente ao Exercício de 2017, abrangendo Balanço Patrimonial e Relatório Anual de Gestão, e a Dotação Orçamentária para o Exercício de 2018, sendo:
Cabesp Família
Informamos que será aplicado reajuste de 16,1% no Plano Cabesp Família – Registro nº 442499039, a partir de 01 de maio de 2018, conforme previsão legal, baseado em estudos técnicos e atuariais.
Acesse aqui novos valores da Tabela para adesões até 31/12/2003.
Acesse aqui novos valores da Tabela de Comercialização.
PAP/ PAFE
Informamos que será aplicado reajuste de 10,06% no Plano de Assistência aos Filhos (PAFE) e no Plano de Assistência aos Pais (PAP) - Registro nº352331, com vigência a partir de 01 de maio de 2018, conforme previsão legal, baseado em estudos técnicos e atuariais.
Acesse aqui novos valores da Tabela PAFE.
Acesse aqui novos valores da Tabela PAP.
A Cabesp está alertando seus beneficiários quanto ao recadastramento obrigatório conforme determina o art. 8º, inciso X do Estatuto.
Os documentos deverão ser enviados através do Portal Cabesp, menu “Beneficiários”, opção “Recadastramento” até o último dia do mês de seu aniversário. Acesse sua área com login e senha e no menu Recadastramento verifique as suas pendências e faça o envio do documento ou clique aqui
Documentos obrigatórios por tipo de dependentes:
Companheiro (a)
Certidão de Casamento atualizada;
Declaração Cessação de União Estável ou Declaração de União Estável. (modelo da declaração - clique aqui).
Obs: Encaminhar declaração assinada pelo (a) titular do plano informando se mantém união estável. Caso tenha ocorrido à dissolução da união deverá informar data do ocorrido. Caso prefira encaminhar documento registrado ou lavrado em cartório, deverá atentar-se a emissão de no máximo 90 dias.
Cônjuge
Certidão de Casamento atualizada.
Filhos
Certidão de Casamento atualizada ou Certidão de Nascimento atualizada;
Declaração de Inexistência União Estável ou Declaração de União Estável. (modelo da declaração - clique aqui).
INSS e SEFAZ
Comprovante do último pagamento efetuado pelo INSS e/ou Comprovante do último pagamento efetuado pelo Sefaz.
Atenção: É necessário constar o valor bruto e líquido, especificando que é referente ao beneficio junto ao INSS e/ou SEFAZ
Atentar-se nas atualizações dos documentos antes do seu envio:
Os novos Diretores eleitos para a Diretora da Cabesp no biênio 2018/2019 tomaram posse no dia 2 de janeiro de 2018.
Clique aqui e confira a nova composição dos Órgãos Administrativos da Cabesp.